Notícias e Blog

Abria lança Comitê Futuro do Trabalho e Educação e abre chamado a membros

Grupo tem como propósito contribuir com as discussões sobre o impacto do uso de tecnologias de inteligência artificial nas dinâmicas do mercado de trabalho e do ensino. Veja como se inscrever
Lançamento Comitê Futuro do Trabalho e Edicação da Abria

A Associação Brasileira de Inteligência Artificial (Abria) lançou nesta segunda-feira (07/04) o Comitê de Futuro do Trabalho e Educação. O grupo tem como propósito contribuir com as discussões sobre o impacto do uso de tecnologias de inteligência artificial nas dinâmicas do mercado de trabalho e do ensino.

A estreia ocorreu em uma reunião online e contou com uma palestra de Dora Kaufman, professora do Programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP, autora de vários livros, entre eles “A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana?” e “Desmistificando a Inteligência Artificial”, além de colunista da Época Negócios e colaboradora do Globo e do Valor Econômico.

A especialista trouxe um contexto sobre IA, abordando desde a assimetria de conhecimento entre gestores e profissionais de TI sobre o assunto — o que muitas vezes leva a tomadas de decisões erradas sobre investimentos  —  até os desafios e potenciais impactos da tecnologia na sociedade. Apesar de todas as potências e poréns, a pesquisadora relembrou aos participantes o que, de fato, é a tecnologia:  “a inteligência artificial é um modelo estatístico de probabilidade que aprimora a agência humana. Se a pessoa souber utilizá-la, tende a desempenhar melhor suas funções”. 

Chamada a membros

O Comitê Futuro do Trabalho e Educação é presidido por Adriele Marchesini, jornalista especializada em TI, negócios e Saúde e membro do Conselho Consultivo da Abria. Além dos MBAs em Análise Econômica (Fipe) e Marketing Digital (ESPM), Adriele é mestranda em Inteligência Artificial, Educação e Futuro do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP), empreendedora com mais de dez anos de experiência e cofundadora da VIS Healthcare, healthtech que se comprometeu a acabar com o caos da informação na Saúde. 

“Temos um trabalho bastante importante e prático pela frente. O envolvimento do ecossistema de IA é fundamental para uma entrega relevante à sociedade”, contou disse Adriele, ao anunciar a chamada pública aos membros. São buscados 3 perfis: 

PosiçãoFunçãoVagas
Vice-presidenteApoio à presidência nas seguintes atividades:
– gestão do comitê, – liderança das sessões,- gestão do cronograma,- produção dos pareceres pós-reunião,- eventual produção de artigos (imprensa/canais Abria)- pesquisas/palestras.
Frequência mínima: 5 reuniões
1
Pessoa pesquisadoraFunções: 
– pesquisas prévias sobre temas a serem abordados na reunião (em caráter de rodízio), – palestras ao comitê, – eventual produção de artigos (imprensa/canais Abria)
Frequência mínima: 5 reuniões
5
Membros volantes– participação nas reuniões,- engajamento em pesquisas.
Frequência mínima: livre
até 30

Todas as funções são voluntárias e exclusivas a associados Abria (conheça os planos aqui). Estão previstas sete reuniões para 2025, entre maio e novembro, sempre às segundas-feiras. As inscrições podem ser feitas por meio deste formulário.

Mais comitês

Estão em construção cerca de 20 comitês na associação, todos sob gestão do Conselho Consultivo, presidido por Eva Lazarin. Aguarde mais informações nos canais digitais da Abria.